Veja seu Mapa Astral Grátis!
Já tem cadastro?
Como alcançar mais conhecimento em 2022
É sempre bom ir além do básico e se aventurar por novos assuntos
Por Astrolink em Bem estar e autoajuda
Modo claro
3 minutos de leitura
Quer saber como essas informações podem afetar sua vida?
Ao final de cada ano sempre chegamos naquele momento em que começamos a estabelecer metas. Além dos clássicos "poupar dinheiro" e "me exercitar mais", também temos "estudar e buscar conhecimento" como um objetivo bem comum de resolução de ano novo. Se este último está na sua lista, aqui vão algumas dicas para alcançá-lo em 2022, o Ano de Mercúrio, o planeta que rege nossa mente, do intelecto e raciocínio lógico.
Por que buscar mais conhecimento?
Ir além do básico e se aventurar por novos assuntos, histórias, mitologias e outras culturas podem ser diferenciais importantes em nossa vivência, seja na hora de se candidatar a uma vaga de emprego, conversar socialmente ou para ter sucesso em algum projeto. Quanto mais conhecimento e domínio você tiver sobre temas que sejam pertinentes, mais atenção positiva você chamará para si e mais intuição poderá desenvolver. O conhecimento é a base de qualquer evolução e está por trás das nossas conquistas pessoais.
O primeiro passo para ir além e alcançar novos conhecimentos é explorar novas fontes ao sair da sua própria zona de conforto. Claro que nem sempre é fácil sair desse lugar aparentemente tão seguro, mas existem algumas técnicas que podem ajudar:
Seja flexível: ou seja, tente se adaptar a cenários diferentes daqueles que está acostumado. Além disso, sempre que estiver passando por uma nova situação, procure aprender lições com isso.
Estude sobre assuntos variados: isso vai dar a confiança que faltava para você explorar situações diferentes daquelas que você já está acostumado. Ao dominar um assunto novo, fica mais fácil se aventurar por lugares ainda misteriosos.
Enfrente seus medos: geralmente, são os receios que prendem as pessoas a zona de conforto da não-evolução. Assim, se você tem medo de falar em público, de não conseguir aprender ou de achar que está se ridicularizando, você deve abandonar essa visão o mais rápido possível, estimular a humildade, respirar fundo e dar o primeiro passo.
Seja mais independente: quando você desejar ir a um lugar ou fazer alguma atividade e ninguém estiver disposto a ser sua companhia, não se prenda a isso. Tenha em mente que você é capaz de fazer as coisas sem outra companhia além da sua.
A busca pelo conhecimento pode ser prazerosa
Se você for uma pessoa que tem aversão à palavra "estudar", saiba que nem sempre aprender coisas novas precisa ser sinônimo de sofrimento. Na verdade, é possível transformar esse momento de aprendizagem em algo mais prazeroso. Veja:
Fuja dos métodos tradicionais: ou seja, vá além dos livros. Hoje em dia, você pode contar com a tecnologia para aprender sobre os mais diversos assuntos. Vale a pena assistir um vídeo online, escutar Podcast, baixar um aplicativo, fazer parte de grupos de discussões, entre outras coisas. As possibilidades são várias. Descubra a que mais desperta a sua atenção e invista sem medo!
Use as redes sociais a seu favor: sabe aquela pessoa que é referência no assunto que você está aprendendo? Procure a página dela e comece a seguir. É bem possível que você aprenda coisas novas todos os dias com as postagens.
Não veja um assunto como um inimigo: procure encará-lo como um aliado para o seu crescimento. Por mais difícil que um tema seja, tente sempre pensar nas possibilidades que surgirão quando você dominar o que está aprendendo. Por exemplo: se você está aprendendo sobre finanças para empresas, procure focar nas economias que conseguirá fazer depois que aprender sobre isso.
Exemplos reais: uma das maneiras mais simples de conseguir assimilar um assunto é inseri-lo no dia a dia. Ou seja, sempre que possível, use exemplos reais para ilustrar um tema que está aprendendo ou ensinando.
Aposte nos jogos: hoje em dia, é possível encontrar jogos dos mais variados assuntos, inclusive aqueles que ajudam no raciocínio, na lógica e no ganho de conhecimento. Essa é uma maneira bastante eficaz de aprender enquanto se diverte. Que tal experimentar?
Por fim, é preciso ter em mente que a busca pelo conhecimento nunca acaba, que sempre é possível descobrir novas coisas e se reinventar. É como diria o famoso filósofo Sócrates: “Só sei que nada sei“. Deixar a arrogância de lado permite estar sempre aberto a novas ideias e aprendizados, uma vez que o conhecimento pode vir de todos os lugares e pessoas.