Veja seu Mapa Astral Grátis!
Já tem cadastro?
O que são Decanatos no Mapa Astral?
O que são os Decanatos?
Por Astrolink em Astrologia básica
Modo claro
6 minutos de leitura
Quer saber como essas informações podem afetar sua vida?
Você já viveu a experiência de conhecer duas pessoas do mesmo signo, mas que não compartilham as mesmas características essenciais? Se sim, talvez esse tenha sido um motivo que o tenha feito questionar a validade da astrologia. Porém, a avaliação do Mapa Astral de uma pessoa pode variar entre diversos elementos importantes, entre os quais, o decanato em que ela nasceu.
Os signos natais de uma pessoa possuem influências em sua personalidade, relativas às posições dos astros na hora do nascimento. O decanato é uma das variáveis por onde o astro expressa sua energia, e apesar de sua importância profunda, este fator ainda é um pouco desconhecido do público em geral.
As divisões do Zodíaco
Para explicar um decanato, precisamos pensar no círculo que representa o Zodíaco. Ele é dividido em 12 partes de aproximadamente 30° cada uma, representando os signos. Nenhum deles possui exatamente 30° de largura, mas esse arredondamento convencional é utilizado desde a antiguidade.
Então, enquanto o Sol dá uma volta completa pela faixa zodiacal, ele caminha pelos doze signos no período de um ano. A data em que ele entra em cada signo pode variar de acordo com a velocidade do Astro, o grau de entrada de cada signo e com o ano em si, especialmente nos bissextos.
Divisão dos signos do Zodíaco em graus:
Áries - 1° a 29,59°
Touro - 30° a 59,59°
Gêmeos - 60° a 89,59°
Câncer - 90° a 119,59°
Leão - 120° a 140,50°
Virgem - 150° a 179,59°
Libra - 180° a 209,59°
Escorpião - 210° a 239,59°
Sagitário - 240° a 269,59°
Capricórnio - 270° a 299,59°
Aquário - 300° a 329,59°
Peixes - 330° a 359,59°
Além dos 12 signos, o zodíaco também pode ser divido em quatro para delinear os elementos (Fogo, Terra, Ar e Água) e em três para representar suas qualidades (Cardinal, Fixo e Mutável). Porém, os 30° de cada um dos 12 signos ainda podem ser dividido em três, resultado em partes de 10°. Essas partes são chamadas de decanatos, já que o prefixo "deca" significa 10. Como cada signo tem uma duração de aproximadamente 30 dias corridos, cada decanato de cada signo dura por aproximadamente 10 dias.
Quais são as diferenças?
A divisão do signo em decanatos é necessária para que possamos entender que existem diferentes astros que influenciam mais ou menos aquela parte específica do Zodíaco. Isso explica, em partes, porque duas pessoas do mesmo signo solar podem ter características essenciais relativamente diferentes: quando nascem em decanatos variados, é de se esperar que elas não exatamente ajam da mesma forma.
Atualmente, existem dois estudos astrológicos que são mais utilizados para o estudo dos decanatos, o Hindu e o Caldeu. Nenhuma das duas pode ser considerada "errada", são apenas formas diferentes de interpretar a influência dos astros.
O sistema Hindu
De acordo com a sabedoria Hindu, para entender a regência dos decanatos é preciso avaliar a triplicidade dos elementos. Então, em um signo, o primeiro decanato é regido pelo planeta regente do próprio signo, o segundo pelo planeta regente do próximo signo do mesmo elemento e o terceiro pelo planeta regente do último signo do elemento.
Para facilitar a compreensão, podemos analisar os decanatos de Áries. O signo pertence ao elemento Fogo, juntamente com Leão e Sagitário. Então, a divisão de regentes do signo nos decanatos ocorre da seguinte forma:
1º decanato: regido por Marte, planeta regente do signo de Áries.
2º decanato: regido pelo Sol, astro regente do signo de Leão.
3º decanato: regido por Júpiter, planeta regente do signo de Sagitário.
O sistema Hindu é bastante popular por ter uma explicação mais simples e lógica, sendo utilizada pela maioria dos astrólogos ocidentais em suas interpretações.
O sistema Caldeu
Considerado mais atual, o sistema Caldeu é baseado nos graus de regência de cada signo. Os Caldeus têm uma grande importância na história da astrologia, e por muitos anos foram chamados apenas de astrólogos, tamanha a dedicação a essa ciência.
No sistema Caldeu, a divisão dos decanatos é feita da seguinte forma:
Áries
1º decanato: Marte
2º decanato: Sol (influência de Leão)
3º decanato: Júpiter / Fogo (Influência de Sagitário)
Touro
1º decanato: Vênus
2º decanato: Mercúrio / Terra (Influência de Virgem)
3º decanato: Saturno (Influência de Capricórnio)
Gêmeos
1º decanato: Mercúrio
2º decanato: Vênus / Ar (Influência de Libra)
3º decanato: Saturno e Urano (Influência de Aquário)
Câncer
1º decanato: Lua
2º decanato: Marte-Plutão / Água (Influência de Escorpião)
3º decanato: Netuno (Influência de Peixes)
Leão
1º decanato: Sol
2º decanato: Júpiter / Fogo (Influência de Sagitário)
3º decanato: Marte (Influência de Áries)
Virgem
1º decanato: Mercúrio / Terra
2º decanato: Saturno (Influência de Capricórnio)
3º decanato: Vênus (Influência de Touro)
Libra
1º decanato: Vênus
2º decanato: Saturno-Urano / Ar (Influência de Aquário)
3º decanato: Mercúrio (Influência de Gêmeos)
Escorpião
1º decanato: Marte-Plutão
2º decanato: Júpiter-Netuno / Água (Influência de Peixes)
3º decanato: Lua (Influência de Câncer)
Sagitário
1º decanato: Júpiter
2º decanato: Marte (Influência de Áries)
3º decanato: Sol (Influência de Leão)
Capricórnio
1º decanato: Saturno
2º decanato: Vênus (Influência de Touro)
3º decanato: Mercúrio / Terra (Influência de Virgem)
Aquário
1º decanato: Saturno / Urano
2º decanato: Mercúrio (Influência de Gêmeos)
3º decanato: Vênus (Influência de Libra)
Peixes
1º decanato: Júpiter / Netuno
2º decanato: Lua (Influência de Câncer)
3º decanato: Marte / Plutão (Influência de Escorpião)
Para compreender o sistema Caldeu, devemos saber como interpretá-lo. Quando um decanato é regido por um planeta e um elemento ao mesmo tempo, como é o caso do primeiro decanato de Virgem (Mercúrio/Terra), significa que os astrólogos ainda não descobriram um planeta mais adequado para co-reger esse decanato.
Além disso, um mesmo decanato pode ser regido de forma harmônica por dois planetas diferentes. Em sua interpretação no Mapa Astral, o regente moderno deve ser analisado somente na sua posição por casa. Isso porque eles são geracionais, ou seja, sua posição no signo representa uma geração.
Observações
O decanato é uma das ferramentas astrológicas utilizadas para entender o impacto da posição dos astros no nascimento de uma pessoa, assim como o ascendente e a Lua, por exemplo. No entanto, a astrologia é uma ciência complexa, em que muitos fatores devem ser levados em consideração para chegar a um resultado: a interpretação do Mapa Astral.
Independentemente do sistema usado para desvendar o seu decanato, ele irá mostrar algumas de suas forças e fraquezas, e cabe a você utilizá-los da melhor forma possível para atingir seus objetivos. Por isso, não abra mão de conhecer seu Mapa Astral e verificar seus trânsitos astrológicos. Essa é a melhor forma de garantir que todas as especificidades do céu no momento de seu nascimento serão considerados na sua busca por autoconhecimento e equilíbrio.