Veja seu Mapa Astral Grátis!
Já tem cadastro?
Os Dias da Semana e a Astrologia
As raízes dos dias da semana...
Por Astrolink em Astrologia básica
Modo claro
4 minutos de leitura
Quer saber como essas informações podem afetar sua vida?
A astrologia é a base de muitas das informações que vivenciamos no nosso cotidiano sem nos dar conta. Você sabia que os nomes dos 7 dias da semana são uma homenagem aos astros? Hoje em dia esta informação é relegada ao esquecimento, mas o que aconteceu foi que quando roma assumiu e a igreja começou a condenar todos os costumes pagãos no mundo antigo, houve uma conversão gradual de simbolismos, nomes e informações que eram utilizadas ou cultuadas, para que tomassem a nova forma que a igreja queria impôr, baseada no cristianismo.
Saturday (sábado) = dia de Saturno; Sunday (domingo) = dia do Sol; Monday em inglês - ou Lunes, em Espanhol (segunda-feira) = dia da Lua. Os outros dias que os seguem, terça, quarta, quinta e sexta, podem parecer um pouco diferentes deste padrão em inglês, vejamos: Thuesday (terça-feira) = dia de Marte; Wednesday (quarta-feira) = dia de Mercúrio; Thursday (quinta-feira) = dia de Júpiter e Friday (sexta-feira) = dia de Vênus.
Essa diferença literal acontece apenas por que a nomeação desses dias específicos tem uma etimologia mais próxima dos seus nomes nórdicos, que eram os povos que viviam ao norte da Europa e tinham sua própria mitologia. Por exemplo: Marte = Tew, Mercúrio = Wotan / Woden, Júpiter = Thor e Vênus = Freya.
O "Feira", atrelado aos nomes, só entrou em vigor no ano de 563d.C, após um concílio da Igreja Católica em Braga, Portugal. Nessa data, o bispo Martinho de Braga decidiu que os nomes em homenagem a deuses pagãos eram inapropriados para serem continuados em uso, principalmente para a semana santa. Sendo assim, ele decretou que na semana santa, os dias seriam Segunda-Feira, Terça-Feira, Quarta-Feira, Quinta-Feira e Sexta-Feira. Ou seja, nos dias de feira (descanso) todo cristão deveria descansar. Logo isso pegou para todo o ano, apenas em Portugal e mais tarde, em suas colônias.
Sábado e Domingo (Prima Santa, na semana Santa) vem das mais tradicionais línguas: Do Hebraico veio o Sabbath (Sábado), dia do descanso para os judeus e do latim veio o Dominicus Dies (Dia do senhor - Domingo).
A definição de tempo sempre foi complicada e para os dias da semana não foi diferente. Só em 321 d.C. a semana começou a ter sete dias, imposta pelo imperador romano Constantino que também organizou a semana como tendo seu princípio no domingo, mudando muita coisa do calendário dos romanos e seus oito dias semanais.
Veja as relações dos dias da semana com os astros, apenas algumas das muitas referências que encontramos ao vislumbrar todo o legado que a astrologia deixou em inúmeras situações e períodos da nossa história, desde os tempos mais remotos até os dias atuais:
SOL - Domingo. Em inglês, Sunday (Dia do Sol). Domingo (do latim dominicus dies, dia do Senhor, por associação entre o Deus cristão e os cultos solares pagãos)
LUA - Segunda-feira. Em inglês, Monday (Dia da Lua). Também Lunes - do latim "lunae dies", dia da Lua.
MARTE - Terça-feira. Em inglês "Thuesday", a nossa terça-feira, vem do Inglês arcaico "Tiwesdaeg" (dia de Tyr). Tyr (também conhecido como Tew ou Tiu), era o Deus nórdico da guerra. A terça-feira então é nomeada em sua homenagem, mantendo o contexto da mitologia nórdica. Se fosse convertido aos moldes romanos, talvez seria chamado de "Marsday". Marte era o Deus romano da guerra (o equivalente à sua versão grega Ares), que por sua vez é equivalente a versão nórdica, Tyr. Ares, Marte e Tyr são a mesma coisa em culturas diferentes.
MERCÚRIO - Quarta-feira. Em inglês "Wednesday", a nossa quarta-feira, vem do inglês arcaico "Wodnesdacg" (dia de Woden). Woden (ou seu nome mais arcaico Wotan e mais conhecido como Odin) era o Deus nórdico mais importante e mais cultuado. A quarta-feira então é nomeada em sua homenagem, também mantendo o contexto da mitologia nórdica. Odin era considerado senhor da ciência, das runas, do conhecimento, parcialmente análogo a Mercúrio. Em espanhol é Miércoles - do latim "mercuri dies", dia de Mercúrio.
JÚPITER - Quinta-feira. "Thursday", a nossa quinta-feira, também vem do inglês arcaico que significava basicamente "o dia de Thun". Thun (ou Thor), era o Deus nórdico do trovão. A quinta-feira foi nomeada em sua homenagem. Se tivesse sido nomeada em seu equivalente romano, teríamos algo como "Juptrsday", pois Júpiter na mitologia romana é a mesma coisa que Thor na mitolgia nórdica, e Zeus, na mitologia grega. Em espanhol é Jueves - do latim "jovis dies", dia de Júpiter.
VÊNUS - Sexta-feira. Em inglês, "Friday", a nossa sexta-feira, vem do inglês arcaico "Frigedaege", que significa basicamente "dia de fry, dia de freia ou dia de frio". Fry era a deusa germânica da beleza, que é ligada a deusa Frigg dos noruegueses, mas também à famosa deusa nórdica Freya. Seu equivalente romano é Vênus, deusa romana da beleza, do Amor e do sexo, que em sua versão grega se chama Afrodite. A sexta-feira então foi nomeada em sua homenagem. Em espanhol é Viernes - do latim "veneris dies", dia de Vênus.
SATURNO - Sábado. Em inglês, Saturday (Dia de Saturno). Sábado deriva do hebraico "sabbath", que significa descanso.