Veja seu Mapa Astral Grátis!
Já tem cadastro?
Tudo sobre o significado dos sonhos
Sonhos podem ser uma espécie de premonição?
Por Astrolink em Esoterismo
Modo claro
10 minutos de leitura
Quer saber como essas informações podem afetar sua vida?
Apesar de sonhar ser algo comum e atravessar gerações (o possível primeiro relato de um sonho foi feito em torno de 2,5 mil anos antes de Cristo, pelo Rei Sumério Dumuzi), ainda existem muitas dúvidas e questionamentos sobre o que, de fato, ele signifique. Afinal, o que significa aquele bendito sonho?
Há quem acredite que os sonhos podem ser uma espécie de premonição, enquanto outras pessoas encarem essas manifestações como um conjunto de lembranças que surgem no inconsciente quando estamos dormindo. Além disso, existem ainda alguns indivíduos que não enxergam qualquer tipo de explicação lógica para que os sonhos ocorram. Pensando nisso, que tal conhecer algumas teorias sobre o significado dos sonhos?
Teorias x Significados - o que de fato influencia os sonhos?
Há milhares de anos, os povos antigos tinham absoluta certeza de que os sonhos eram como uma "chave do conhecimento sobrenatural e espiritual": ou seja, para eles, passagens secretas e fatos do passado poderiam ser revelados por meio de visões manifestadas durante o sonho. Por outro lado, estudiosos contam que, segundo a psicanálise, eles nada mais são do que manifestações do nosso inconsciente; isso quer dizer que, tudo que desejamos - desde nossas mais íntimas vontades até nossas frustrações - ficam escondidas no inconsciente, surgindo na forma de sonhos.
Normalmente, o que influencia no que sonhamos são, desde problemas não resolvidos (ou mal resolvidos) e até alguns conflitos internos que perturbam o equilíbrio emocional.
Ou seja, no sonho, é mostrado como eles devem ser conduzidos para, então, obterem uma devida solução. Vejamos algumas informações:
Profecias: uma das explicações com mais adeptos é de que os sonhos são uma forma de descobrir o que ainda está para acontecer, ou seja, eles são considerados uma premonição, uma profecia. Na história, há vários registros sobre esse tipo de sonho. Talvez um dos mais lembrados pelos brasileiros envolva a banda Mamonas Assassinas. Algumas horas antes do acidente que vitimou todos os integrantes do grupo, o tecladista Julio Rasec comentou sobre o sonho que teve na noite anterior: a queda de um avião.
Dicas sobre o que fazer: algumas pessoas têm sonhos tão lúcidos e vívidos que acabam mudando alguma atitude na vida real, influenciando sua postura diante de fatos específicos. Isso aconteceu com o ex-presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln. Há relatos de que, certa vez, ele enviou um telegrama a sua esposa, pedindo para que ela deixasse as armas de fogo distantes de seus filhos, pois ele tinha sonhado com algo perturbador. Ou seja, em decorrência de um sonho, algo foi alterado na rotina da família.
Mensagens do inconsciente: Sigmund Freud, considerado o pai da psicanálise, é conhecido por ter escrito o livro A Interpretação dos Sonhos, no qual aborda os processos inconscientes, pré-conscientes e conscientes envolvidos nos sonhos. De acordo com ele, “as interpretações dos sonhos são a estrada real para entender as atividades do inconsciente”. Assim, é possível dizer que o propósito dos sonhos é realizar desejos reprimidos e quem "alerta" as pessoas sobre isso é a inconsciência.
Emaranhado de informações e lembranças: uma das explicações mais racionais sobre o que são os sonhos destina-se à ideia de que tudo que se passa enquanto dormimos nada mais é do que um punhado de informações ou dados de experiências e fatos ocorridos ao longo do tempo.
Quais são os sonhos mais comuns entre as pessoas e seus significados?
Existem alguns sonhos que são mais recorrentes entre as pessoas do que outros. Foi pensando nesse padrão que o psicólogo inglês Ian Wallace resolveu interpretar de modo geral os significados dos 5 sonhos mais comuns entre as pessoas.
Ser perseguido: embora sonhar com isso possa ser uma experiência angustiante, o significado não é tão ruim assim. Segundo Ian Wallace, isso sugere apenas que existe alguma questão em sua vida que precisa ser enfrentada. Além disso, é possível que haja talentos e desejos não explorados.
Dentes caindo: você sabia que os dentes representam poder e confiança? Com base nisso, sonhar que estão caindo indica que alguma coisa está prejudicando sua segurança e autoestima.
Não conseguir encontrar um banheiro: uma das interpretações para isso é que existe alguma necessidade básica da vida da pessoa que precisa ser encarada. Outro possível significado é que o indivíduo se preocupa em excesso com questões alheias.
Ficar sem roupa em público: é bastante plausível que esse sonho seja uma representatividade de vulnerabilidade. Porém, também existe a chance de que sonhar que está nu em meio a outras pessoas seja um indício do medo de se expressar, de se abrir.
Fazer uma prova seme studar: basicamente, esse sonho é uma referência a uma necessidade de haver uma reavaliação das próprias performances.
A importância de anotar os sonhos
Sonhos podem esconder mensagens reveladoras sobre sua vida. Compreenda o assunto e aprenda a interpretar melhor aquilo que você sonhou. Você é uma daquelas pessoas que costuma se lembrar com frequência do que sonhou e vive contando para as pessoas as aventuras que viveu enquanto dormia? Ou é do tipo que, por mais que se esforce, não consegue se lembrar dos sonhos de maneira nítida?
Bem, uma coisa é fato: não importa qual seja o tipo de sonho, todos eles despertam nossa curiosidade! E você sabia que, mesmo aqueles mais simples e que você nem imagina que possa ter algum significado relevante, podem esconder mensagens reveladoras?
Não existe uma única pessoa que não tenha sonhos. Mesmo as que afirmam de pés juntos e juram que não sonham nunca. O que acontece é que elas não se lembram deles. Eles existem para manter a saúde mental e têm a função de afastar todas as preocupações desagradáveis e o cansaço físico de um dia inteiro de trabalho.
Uma dica legal é anotar, o mais rápido possível, os detalhes de um sonho após ter sonhado. Se você despertar após um sonho, lembre-se de registrar tudo o que estiver ainda fresco em sua memória. Você pode usar o seu Diário Astrológico aqui no Astrolink para isso, principalmente pois em suas anotações, todo o contexto astrológico do momento também será registrado.
Quando for hora de levantar da cama, comece a analisar para compreender o que sonhou. E, caso mesmo assim não se lembre, não se preocupe. Muitas vezes, vamos lembrar um bom tempo depois o que sonhamos. Conversando com alguém ou quando algo acontece em sua vida semelhante ao sonho... E se for algo importante mesmo, você vai acabar tendo o mesmo sonho mais uma vez, o chamado "sonho recorrente" - ou repetido.
O primeiro passo para compreender o que sonhou é analisando se o sonho não representa algo de seu cotidiano. Pode ser resultado de sua ansiedade em obter uma conquista, vencer uma dificuldade, dentre outras situações. Depois, defina o principal elemento do sonho. Foi um objeto? Uma pessoa? Uma situação?
Se houver mais de um elemento principal, pesquise todos eles, junte-os e use sua intuição para entender as mensagens! Lembrando que um mesmo sonho pode ter vários significados. Reflita e escolha o que mais tem a ver com a sua vida no momento!
Sonhos repetidos: você já vivenciou isso?
De acordo com cientistas, a explicação mais lógica e plausível para a recorrência de um sonho é que este funciona como um alerta. Isso porque, quando algo de errado está acontecendo com o indivíduo, o seu inconsciente o informa através do sono. Entretanto, quando a pessoa não presta a devida atenção ou não entende o recado enviado, este será mandado novamente. E é daí que surgem os chamados sonhos repetitivos.
Sendo assim, é preciso desprender uma atenção especial ao sonho que acontece mais de uma vez, pois ele revela uma situação ou um medo que está afligindo a pessoa, sem que ela consiga superar esse problema.
Sonhar que está caindo é normal?
Sim, muito mais do que as pessoas podem imaginar. Inclusive, de tão comum que é, já virou objeto de estudo de pesquisadores.
Segundo uma pesquisa publicada pela Unidade do Sono do Hospital de Madrid, na Espanha, sonhar que está caindo e acordar assustado é decorrente de uma questão fisiológica. Quando o corpo ainda não se adaptou a posição horizontal, ou seja, a posição que as pessoas costumam dormir, ocorre um desequilíbrio entre o aparelho vestibular (responsável pela manutenção do equilíbrio) e o sistema cinestésico, aquele que informa as posições das partes do corpo durante os movimentos.
Além da explicação científica, também existe a interpretação do sonho com queda. Geralmente, significa que a pessoa está se sentindo sozinha, abandonada pelos outros. É provável que esteja se sentindo desamparada ou frustrada com algo ou alguém.
Significado de sonhar com a morte
A morte é um dos assuntos mais temidos e controversos para os seres humanos, e sonhar com isso pode ser assustador. Contudo, é importante saber que os sonhos, muitas vezes, são simbólicos, ou seja, não representam concretamente aquilo que parece. Dessa forma, sonhar com a morte pode se encarado como mudanças profundas na vida da pessoa.
Portanto, esse tipo de sonho pode ocorrer em decorrência de motivos variados, como separação conjugal, assalto, experiência de abordo ou a realização de uma cirurgia importante. Entretanto, não são apenas mudanças negativas que podem acarretar no sonho com a morte. Em alguns casos, coisas boas também resultam nisso, como nascimento de filhos, casamento ou transição de fases de vida, como da infância para a adolescência.
Afinal, o que é importante no significado dos sonhos?
Carl Jung foi um dos pioneiros na interpretação dos sonhos e, de acordo com seus ensinamentos, os sonhos são uma espécie de ponte entre os processos conscientes e os não inconscientes, ajudando a manter o equilíbrio da mente. Além disso, eles são importantes para que as pessoas se tornem conscientes de si próprias, uma vez que conseguem, por meio dos sonhos, integrar a mente consciente ao inconsciente.
Portanto, buscar interpretar os sonhos e descobrir os significados por trás daquilo que "vemos" enquanto dormimos é bastante benéfico para as pessoas, uma vez que pode ser um mecanismo de curar o interior, de descobrir o que pode estar prejudicando a própria evolução. Além disso, é possível saber quais são os anseios e medos mais profundos do verdadeiro eu. Assim, buscar formas seguras de interpretar os sonhos pode ser uma ferramenta importante na busca por novas conquistas e maior bem-estar.
Dicas práticas para se lembrar do que sonhou
Dormir bem é essencial para que os sonhos se mostrem mais claros. Veja algumas algumas dicas para conseguir decifrar as mensagens de uma forma mais fácil:
- Evite comer em excesso antes de ir para cama. Também não tome bebidas estimulantes, como café, chás ou energéticos
- Vista-se com roupas confortáveis e adequadas à temperatura do dia
- Durma em locais pouco iluminados e silenciosos. Se gostar de dormir ouvindo música, dê preferência às suaves
- Antes de se deitar, evite pensar nos problemas que terá que enfrentar no dia seguinte. Evite também os programas de tevê que mostrem violência ou os filmes de terror, pois poderá ficar impressionado e ter seu sono perturbado por pesadelos
- Crie uma rotina, deitando-se sempre em horários parecidos e levantando-se também. Determine qual a quantidade adequada de horas para que seu corpo e sua mente fiquem descansados. Assim, verá que seu sono será muito melhor e suas energias estarão recarregadas para um novo dia